Manutenção de elevadores residenciais, qual a importância?

 

Autonomia, qualidade de vida e segurança para os passageiros

Para garantir a segurança dos passageiros em elevadores residenciais é fundamental estar em dia com a manutenção desses equipamentos. Além da autonomia, os elevadores são responsáveis por gerar conforto e comodidade ao deslocamento de todos. Caso aconteça alguma pane ou defeito durante o percurso, transporte e estrutura possivelmente serão o comprometidos.

Por isso, para entender melhor como funciona a manutenção dos elevadores em residências, separamos algumas dicas sobre os procedimentos que auxiliam o funcionamento de forma correta. Vamos ver?

Manutenção Corretiva

Quando o técnico é acionado para resolver algum problema mecânico e emergencial, chamamos de manutenção corretiva. Imagine a seguinte a situação: você chega em casa carregando as sacolas de compras do supermercado, vai utilizar o elevador, e percebe que as portas não fecham adequadamente. 

A manutenção corretiva é responsável por fazer esses ajustes, e permitir que o equipamento volte a funcionar corretamente entre os andares. 

Manutenção Preventiva

Como o próprio nome já diz, a manutenção preventiva é realizada de forma antecipada, com o objetivo de evitar eventuais problemas. Caso haja alguma alteração, é possível trocar as peças antes mesmo que elas apresentem algum defeito.

Esse tipo de ação é ideal para evitar dores de cabeça, pois um problema grave dificilmente acontecerá de uma hora para outra se a vistoria for feita de forma regular.

Também é possível já deixar programado com o técnico uma visita a cada mês, resultando no bom desempenho dessas máquinas.  Essas manutenções não precisam ser tão completas como as vistorias anuais, mas são capazes de diagnosticar possíveis desgastes causados pelo uso do equipamento ao longo do tempo.

Conclusão

A manutenção faz parte de um conjunto de reparos ou trocas de peças sendo essencial para o correto funcionamento do elevador e a segurança dos moradores.

Aqui na Move uma equipe específica de projetistas, engenheiros e técnicos desenvolvem equipamentos seguros, eficazes, elegantes, versáteis e confortáveis. Após a instalação, técnicos especializados realizam o serviço de manutenção necessário para o bom funcionamento do seu elevador e a segurança dos usuários.

Entre em contato conosco e conheça nossos produtos e serviços.