Associação Comercial de Pelotas cria Núcleo de Inovação

Na sexta-feira (29), ocorreu a primeira reunião do Núcleo de Inovação da Associação Comercial de Pelotas. Vinculado à Diretoria de Tecnologia e Inovação da ACP, o núcleo terá a participação de profissionais de diversas áreas, que partilham de um objetivo em comum: o interesse em compartilhar ideias inovadoras e pensar em conjunto para buscar soluções para os negócios e as demandas dos empreendedores. Na ocasião, o sócio da San Martin Tecnologia e MOVE Elevadores Especiais, Ricardo San Martins, esteve entre os presentes no primeiro encontro. Serão realizadas reuniões mensais, alternadas entre presenciais e on-line, além de visitas técnicas com o objetivo de identificar boas práticas para desenvolver as empresas da região

Para iniciar o primeiro encontro do grupo, realizado no Palácio do Comércio, sede da ACP, o coordenador do Núcleo, Leonardo Reichow, Gerente de P&D da Lifemed e Presidente do APL da Saúde de Pelotas e Região, trouxe o conceito de inovação, segundo a Lei de Inovação nº 10. 973 de 2004, que seria a “introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo e social, que resulte em novos produtos, serviços ou processos ou que compreenda a agregação de novas funcionalidades e características a produto, serviço ou processo já existente” e colocou em pauta para discussão o próprio propósito do núcleo.

Muito além do fomento à transformação e ao desenvolvimento regional, a necessidade de um núcleo de inovação, que parta da iniciativa privada, dá-se no apoio aos empreendedores atuais e no estímulo para o surgimento de uma nova geração de empreendedores. Para a Associação Comercial de Pelotas, o projeto visa ainda integrar os associados, o ambiente de negócios e a sociedade em uma cultura de inovação e desenvolvimento permanentes, promovendo ainda a capacitação dos associados em temas como políticas de incentivos e instrumentos de fomento à inovação, gerenciamento de projetos, modelos de gestão e tecnologias emergentes.

Segundo Reichow, a iniciativa também busca integrar as soluções geradas pelas universidades locais para resolver problemas e demandas de outros centros e núcleos de inovação em tecnologia, como o Pelotas Parque Tecnológico, o APL da Saúde, entre outros.

Para o diretor de Tecnologia e Inovação da ACP, André Coelho, diretor da ACTEC Tecnologia e Conectividade, o objetivo é pensar e trabalhar a inovação na prática, compartilhando processos, para que a região se torne referência na busca por soluções e geração de negócios, e o progresso do grupo deverá ser mensurado através de cases e entregas.

Como objetivo futuro, o Núcleo de Inovação da Associação Comercial de Pelotas deseja provocar uma reação cultural e melhorar a imagem de Pelotas, para que a cidade seja reconhecida como referência em inovação, uma catalisadora de oportunidades e resultados positivos.

Estiveram presentes na reunião o presidente da Associação Comercial de Pelotas, Fabrício Cagol; o diretor-executivo da ACP, Mauro Bom; o vice-presidente da ACP e sócio da Atlas Techologies, Samuel Ongaratto; Josiane Feijó, sócia diretora da Startup Ignis Animal Science; Thiago Klugg, sócio da Elevati Soluções em Tecnologia; Beatriz Gioielli e Gabriel Maciel, sócios da Dimensio Design e Tecnologia; Ricardo San Martins, sócio da San Martin Tecnologia e MOVE Elevadores Especiais; Taynara Domingues Bom, Gestora de Inovação na Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS; Vinicius Farias Campos, Superintendente de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional da UFPel e membro da Academia Brasileira de Ciências; Aline Scaglioni, Analista de Projetos da Lifemed e a assessora de comunicação da ACP e diretora da Agência Bravo, Larissa Vieira.

Fonte: ACP