Por que o elevador é o transporte mais seguro do mundo? Confira!

Seja para garantir mais conforto, mobilidade ou acessibilidade, não é difícil de reconhecer que o elevador nos dias de hoje é um excelente recurso, prático e rápido, para quaisquer tipos de ambientes. 

Mas você sabia que recentemente o dispositivo foi considerado o transporte mais seguro do mundo? Pois é, e são diversos os fatores que garantem essa segurança e no nosso artigo de hoje vamos te explicar tudinho. 

Vem com a gente!

O avanço tecnológico como peça chave

Sendo um dos meios de transporte mais antigos registrados na história, já que as primeiras informações de deslocamentos verticais datam de 2788 a.C no Egito com a construção da primeira pirâmide conhecida, o elevador mudou ao longo dos anos sua funcionalidade, estrutura e papel, alcançando hoje performances nunca antes imaginadas. 

A capacidade de atingir velocidades incríveis, possuir diferentes estéticas e estruturas de acordo com a necessidade do usuário ou serem internamente personalizáveis com recursos de alta tecnologia são algumas das características mais modernas que envolvem esse dispositivo.

E este acompanhamento ao avanço tecnológico não só garantiu sua modernização mas a otimização de sua estrutura ao longo dos anos.

 

A importância da mobilidade vertical

Ao passar de sua história de evolução, os elevadores já desempenharam inúmeros papéis e tiveram formas de funcionamento diferentes de acordo com a época. Desde a operação manual nos tempos antigos, feita pelo ascensorista e o cabineiro que se comunicavam a gritos, até à autonomia e praticidade dos dias de hoje, a importância central do dispositivo nunca deixou de ser a mesma: a de oferecer um transporte ascendente seguro, acessível e facilitado para quaisquer pessoas, em quaisquer construções. 

Em paralelo a essa construção de importância dentro da sociedade como um todo, um aspecto importante e indispensável foi o atendimento à acessibilidade de PNEs (portadores de necessidades especiais), idosos e qualquer indivíduo possuidor de alguma limitação que o impedisse de usar os meios tradicionais de acesso vertical, como escadas.

E a sua constante evolução e sua função em atender diferentes perfis de usuários sempre teve como, por fim, atender uma regra básica: a segurança.

 

O meio de transporte mais seguro do mundo

Segundo dados recentes, uma média de 26 pessoas por ano morrem em acidentes com elevadores no mundo. Quando este número é comparado com acidentes de carro, ocorrem normalmente 26 acidentes por hora. 

E como forma de comparar esses números de forma ainda mais ampla, a revista americana Condé Nast Travaler fez uma pesquisa em 2021 indicando o elevador como o meio de transporte mais seguro do mundo, mais do que avião. 

Segundo a revista, este seria o ranking:

  1. Elevadores
  2. Aviãos
  3. Ônibus
  4. Trens
  5. Embarcações
  6. Carros
  7. Motocicletas 

    Os fatores que colocam o elevador no primeiro lugarDentre os principais motivos estão os estágios de alerta que o dispositivo emite quando algo não está certo, e para chegar nesta fase é porque a manutenção foi de alguma forma negligenciada. 

    Faz parte do processo de projeção do elevador e tratativa entre a fabricante e o cliente as normativas quanto à manutenção preventiva, que ocorre quando não há defeitos detectados, objetivando a prevenção de riscos, e à manutenção corretiva, quando já existe algum erro aparente no funcionamento do dispositivo. 

    Estar ciente da importância das duas manutenções garantirá que seu elevador nunca chegue a uma situação de falha total ou queda livre. 

    Outro ponto importante a favor do elevador é o de possuir ao menos três cabos de aço, muito resistentes, que podem sustentar o equipamento mesmo em caso de rompimento de um deles, o que é raro de acontecer. 

    O equipamento também possui uma trava de segurança e um redutor de velocidade que entram em atividade automaticamente quando é detectada alguma atividade anormal. Aqui também reforçamos a atenção quanto às manutenções pois, na ausência delas, os recursos de trava e redução de velocidade podem não fazer efeito.

     

    O elevador como seu meio de locomoção

    Viu como esse dispositivo pode ser tanto útil quanto seguro para sua mobilidade em quaisquer ambientes? A Move Elevadores Especiais atua há 43 anos entregando projetos que refletem cada um destes diferenciais, exaltando sempre o conforto e a segurança dos usuários, de nossos clientes. 

    Caso esteja construindo sua casa e procurando incluir um elevador em seu projeto, clique aqui e fale com um de nossos especialistas. 

    Temos certeza que você encontrará a opção perfeita para a sua necessidade!