Acessibilidade no ambiente escolar: um direito dos alunos com mobilidade reduzida

Não é novidade que o crescente número de matrículas realizadas por alunos com mobilidade reduzida aumenta a cada ano. Isso vem gerando uma preocupação de pais e alunos na hora de definir qual é a instituição de ensino que melhor se encaixa em suas necessidades.

De acordo com o último Censo da Educação Superior divulgado pelo Inep, em 2015 havia 37.927 estudantes com necessidades especiais. Isso representa um crescimento de 53% em cinco anos. A tendência é que o crescimento continue.

Se paramos para analisar o cenário atual, é visível a importância da segurança para acessibilidade de todos. Desta forma, é preciso que o ambiente escolar promova recursos necessários planejados desde o projeto arquitetônico, caso contrário, será preciso executar adaptações nos espaços, incluindo rampas, elevadores, plataformas elevatórios, entre outros recursos fundamentais para a locomoção básica de todos.

Além de adequar-se às leis e decretos que garantem o direito ao acesso para portadores de deficiência física, as instituições de ensino devem optar pelo investimento em locomoção vertical, garantindo também o conforto e a segurança para seus alunos e colaboradores.

Exigências do MEC

O Ministério da Educação (MEC) exige que as Instituições de Ensino, públicas ou não, disponham de acessos para deficientes físicos em salas de aula e laboratórios. A maioria destes locais necessitam de adaptações para cumprir essa exigência.

Pensando nisso, a MOVE Elevadores Especiais desenvolve projetos de mobilidade vertical que auxiliam as instituições a garantir os conceitos do MEC quando o assunto é acessibilidade. Os projetos podem contar com a instalação de elevadores  e/ou plataformas elevatórias, aptos para todo e qualquer desnível que exista dentro de um ambiente escolar. Além disso, suas dimensões internas mínimas devem respeitar as normas para o transporte de pessoas em cadeiras de rodas, unindo segurança e acessibilidade.

Entre em contato conosco clicando aqui e solicite um estudo e orçamento para a necessidade de sua Instituição.

Nossos elevadores e plataformas estão presentes em diversas Escolas e Universidades da região. Assim, promovemos a inclusão social e garantimos o espaço merecido a quem necessita. Confira abaixo algumas das instalações realizadas pela nossa equipe de especialistas.

Conheça alguns dos nossos Cases: