Elevador Residencial: Saiba como definir o modelo ideal com segurança e conforto

Conhecido também como home lift, o elevador residencial é, muitas vezes, considerado um artigo de luxo nas residências. No entanto, ele também pode ser uma necessidade básica. Seja para portadores de necessidades especiais, idosos, grávidas ou até mesmo, uma viagem em família que precisa do elevador em casa para facilitar os acessos e a descida do andar com as malas. Além disso, o elevador residencial também agrega valor ao imóvel no qual é instalado. Por isso, muitas pessoas têm investido nessa tecnologia.

Iremos apresentar os quatro modelos mais comuns de elevador residencial: elevador elétrico, hidráulico, pneumático e a plataforma elevatória, mostrando as vantagens e aplicações de cada um desses modelos, e assim você escolher a melhor opção para o seu projeto.

 

Elevador elétrico

É um dos modelos que sofreram maior modernização do seu sistema nos últimos anos. O surgimento dele foi por conta da maior vantagem: a dispensa da casa de máquina, que antigamente existia em todos os elevadores, sendo necessário apenas rebaixo no piso em alguns casos. Sendo um tipo de elevador sustentado por todo um sistema elétrico, o ruído que ele provoca no ambiente que está instalado é abaixo dos demais modelos, trazendo ao consumidor uma despreocupação para tratar o nível de ruído e um conforto maior na residência. Se a velocidade é algo determinante na escolha do seu tipo de elevador residencial ao optar pelo elétrico, você se beneficiará com as modernizações que ocorreram nesse tipo de elevador, pois ele se tornou mais eficiente e rápido, ou seja, a qualidade de serviço proporcionada aumentou.

 

Elevador hidráulico

Este tipo de elevador é muito utilizado atualmente em virtude da modernização nas possibilidades de unidades hidráulicas. Existem modelos de centrais hidráulicas em que o ruído emitido é menor do que os conjuntos eletromecânicos utilizados nos elevadores elétricos.

 

Uma das suas principais vantagens é a facilidade de resgate em caso de movimentação de emergência, visto que basta abrir uma válvula manualmente que o elevador chega ao pavimento térreo de forma segura e sem esforço. Além disso, não há necessidade de espaço junto ao poço do elevador para a sua instalação, podendo ficar fora do poço do mesmo, diminuindo ainda mais as dimensões mínimas requeridas para a instalação de um elevador. Além de obviamente não necessitar de espaço acima do equipamento para a casa de máquinas.

 

Elevador pneumático

O elevador pneumático ganhou espaço junto ao eletrico nas residências, tudo depende de cada projeto. Sua instalação requer também um pequeno desnível no chão, assim como o elétrico. Sua vantagem está no tamanho mais compacto em relação aos demais, sendo facilmente colocado em residências já construídas, com pouca necessidade de adaptação, assim como, a sua dimensão se torna uma desvantagem visto que nestes modelos fica praticamente inviável o transporte de pessoas em cadeiras de rodas, ou seja, se é acessibilidade que você busca, esse modelo não seria indicado.

 

Plataforma elevatória

Uma outra alternativa para garantir maior conforto nas residências, principalmente para aqueles que mais precisam, é a plataforma elevatória para acessibilidade. Ela funciona por acionamento eletromecânico ou hidráulico, que aciona os dispositivos de elevação da máquina, que a permitem subir e descer. 

 

A principal diferença entre o elevador residencial e a plataforma elevatória é a parte estética, pois a maioria delas é meia cabina, ou seja, possuem proteção na altura em até 1,2m. Já os elevadores na sua totalidade possuem altura útil acima de 2,0m e são totalmente fechados. Por outro lado, a plataforma possui o foco voltado ao desempenho e à sua utilidade tendo ótimas relações custo benefício quando se pensa apenas no transporte. A normativa atual limita as plataformas elevatórias ao curso máximo de 4m. Sendo assim, caso você necessite de um equipamento para cursos maiores, precisará definir entre os modelos de elevadores disponíveis.

A MOVE Elevadores Residenciais garante mobilidade com design diferenciado, conforto e segurança. Temos sempre a solução ideal para as suas necessidades. CLIQUE AQUI e entre em contato para solicitar um orçamento sem compromisso.