Acessibilidade no ambiente escolar: um direito dos alunos com mobilidade reduzida

Que todas as pessoas têm o direito de aproveitar com segurança os locais frequentados nós já sabemos, certo? Mas, será isso mesmo que ocorre com os deficientes físicos?

Nas Instituições de Ensino, por exemplo, notamos um crescente número de matrículas realizadas por portadores de mobilidade reduzida. Esses lugares precisam e devem estar adaptados para receber os alunos.

Por isso, a presença de elevadores ou de plataformas elevatórias, deixam a locomoção ainda mais acessível. Assim, a segurança e acessibilidade estarão reunidas para promover a adaptação do aluno.

É importante lembrar que Escolas e Universidades promovam os recursos necessários de mobilidade de maneira eficaz, analisados desde o processo arquitetônico. Caso contrário, será necessário executar adaptações nos espaços, incluindo as plataformas fundamentais para locomoção de todos.

Recursos para acessibilidade

Como já observamos acima, os elevadores e as plataformas são aptos para todo e qualquer desnível que existe dentro de um ambiente escolar.

Além disso, os banheiros adaptáveis também são de grande importância quando o assunto é inclusão e mobilidade: eles precisam ser acessíveis a todos. É preciso ao menos um sanitário mais alto e com barras de apoio para que as pessoas possam se equilibrar e se segurar caso necessário.

O artigo 24 do decreto 5296, de 2004, regulamenta a preocupação com a mobilidade nas escolas.

De qualquer forma, é preciso fornecer mecanismos úteis, que tornem o dia a dia de estudantes com deficiência mais acessível.

 

A MOVE Elevadores Especiais

Aqui na Move trabalhamos com uma equipe específica de projetistas e técnicos. Desenvolvemos equipamentos seguros, eficazes, bonitos, versáteis e confortáveis.

Nossos elevadores e plataformas estão presentes em diversas Escolas e Universidades da região. Assim,  promovemos a inclusão social e garantimos o espaço merecido a quem necessita.

Clique aqui e conheça mais sobre os elevadores e plataformas da Move!