Os elevadores oferecem conforto e praticidade, por isso, devem receber toda a atenção na hora da manutenção para se manter em plena operação e sem imprevistos. Por isso, no texto abaixo, tem tudo o que você precisa saber sobre conserto destes equipamentos.
Em geral, os elevadores dão vários sinais de que suas peças precisam ser trocadas. Por isso, esteja sempre atento, para alguns deles:
- Superaquecimento;
- Alto consumo de energia;
- Baixa no fator potência;
- Quebras frequentes.
Então, ao notar esses, ou outros sinais, procure realizar uma manutenção completa no aparelho. O mais correto, é que a agenda de manutenções dos aparelhos seja mensal.
Nesse ponto, portanto, é bom lembrar que a manutenção preventiva é a mais importante. Isso porque, ela irá mostrar antes, se há algum reparo a ser feito. Com isso, é possível evitar diversos acidentes.
Um equipamento pode começar a causar defeitos por diversos motivos, por isso, preparamos uma lista de falhas causadas pelo desgaste, a partir do uso constante da máquina. São elas:
- Polias desgastadas: isso provoca um peso extra nas cordas, aumentando o desgaste das roldanas também. Ou seja, as duas partes principais do elevador são prejudicadas;
- Falha de energia: quando a energia não é suficiente, para que o elevador funcione, haverá problemas no motor e em seu sistema;
- Contaminação: isso acontece quando pequenas partículas de metal se juntam ao óleo do equipamento. Além disso, quando a lubrificação está imprópria, ou é preciso fazer a troca da vedação;
- Rolamentos desgastados: o não funcionamento correto desse componente, é a causa de mais da metade das falhas do motor. É possível notar esse dano, quando estão barulhentos ou com muita vibração, dentro do motor;
- Motor desalinhado: esse problema aparece quando o motor elétrico tem contato com outras peças e equipamentos. Assim, o alinhamento do eixo fica irregular.
Faça a manutenção preventiva do seu equipamento e evite acidentes. CLIQUE AQUI e solicite o atendimento diferenciado dos nossos especialistas.