Elevadores Residenciais: Importância da ergonomia para o conforto

Os elevadores se tornaram cada vez mais comuns em apartamentos e residências, proporcionando aos moradores maior praticidade e comodidade na sua mobilidade.

Porém, muitas vezes a ergonomia é negligenciada no design desses equipamentos, o que pode comprometer significativamente o conforto e a segurança durante seu uso.

Neste artigo discutiremos a importância do conceito e sua aplicação para os elevadores residenciais e como um design adequado pode contribuir para uma experiência mais agradável e segura para os usuários.
Sobe com a gente!


O que é ergonomia na construção de elevadores residenciais?

Ergonomia é o estudo científico da relação entre o ser humano e o ambiente em geral no qual se insere, visando melhorar a eficiência, segurança e conforto das atividades realizadas. 

No contexto dos elevadores, a ergonomia se concentra em garantir que o projeto e a instalação do equipamento sejam adaptados às necessidades específicas dos usuários, considerando fatores como altura, peso, mobilidade e idade. 

Além disso, o estudo e sua aplicação também se preocupam em garantir que os comandos e as interfaces do elevador sejam intuitivos e fáceis de usar, para evitar possíveis dificuldades de manuseio e reduzir o risco de acidentes.

Diferenciais ergonômicos dos elevadores residenciais Move

Sabendo que a ergonomia é um fator determinante para garantir o máximo de conforto aos usuários de nossos equipamentos, a Move Elevadores Especiais traz em seus elevadores diferenciais para otimizar a experiência de uso, dentre eles:

  • Painel de controle de fácil acesso
    O dispositivo é posicionado em uma altura que permita seu uso por pessoas de diferentes estaturas, incluindo cadeirantes.
  • Barra de apoio interna
    Instalada no interior do elevador, garantindo maior segurança e estabilidade aos usuários durante a viagem.
  • Portas com sensor de presença infravermelho
    Impede que as aberturas fechem enquanto alguém ainda está passando.
  • Iluminação interna adequada
    Permite a fácil visualização dos botões e das informações no painel de controle.
  • Espaço suficiente para manobrar
    Espaço interno que permite manobrar a cadeira de rodas ou carrinho de bebê com facilidade.
  • Sistema de comunicação
    Um sistema de comunicação, como um interfone ou telefone, pode ser instalado para permitir o contato com o espaço externo ao equipamento em caso de emergência.
  • Sistema de segurança
    Mecanismo que previne acidentes e evita quedas, como freios de emergência, sistemas de resgate e sensores de sobrecarga.

Esses são apenas alguns exemplos de recursos ergonômicos que podem ser oferecidos, onde cada um não só impactará na praticidade do uso, mas no conforto, segurança e, consequentemente, na qualidade de vida de quem utiliza.  No entanto, ainda é importante frisar que cada equipamento reflete a demanda específica de cada projeto e usuário, sobretudo pelo fato de os elevadores serem personalizados ao longo de sua projeção. 

Entenda um pouco mais sobre isto a seguir.

Elevador personalizado: suas necessidades refletidas no equipamento

Uma das etapas mais importantes na fabricação do seu elevador é a fase de concepção do projeto, onde, através de uma consultoria detalhada norteada pela equipe, se entende sobre a construção na qual o equipamento será instalado e quais são as principais necessidades que os futuros usuários carregam. 

Cada tipo de cenário pode mudar o design e funcionalidade do equipamento, já que as necessidades de uma gestante difere das de um idoso, que difere das de um cadeirante, por exemplo. Por isso, esse contato inicial é super importante para a construção de um elevador personalizado que atenda com excelência o dia a dia dessas pessoas, oferecendo conforto, segurança e autonomia. 

Para que seu investimento na acessibilidade de sua residência atenda às suas expectativas, é essencial entender que pesquisar uma marca de confiança, com estabilidade no mercado e que carrega uma estrutura de serviços que atenderá todas as etapas fundamentais, da projeção à instalação, é imprescindível. 

Move Elevadores Especiais: Seu conforto é o que os Move

Possuímos mais de 40 anos no mercado e mais de 600 equipamentos instalados em 45 cidades e 4 estados brasileiros diferentes. Somos uma empresa que valoriza a excelência não só na entrega, mas também no processo de produção e no impacto social que cada etapa gera.

Além disso, cada etapa de concepção dos nossos elevadores se dá dentro da nossa fábrica, possuindo cada uma um setor responsável, de forma a garantir a alta qualidade e o acabamento refinado. Tudo isso tendo a supervisão minuciosa de um engenheiro, avaliando cada fase da produção.

Caso tenha dúvidas sobre qual a melhor solução em equipamento para a sua residência e necessidade, não hesite em entrar em contato. 

Clique aqui e fale com um de nossos especialistas. Será um prazer lhe atender!