Qual a diferença entre elevador e plataforma elevatória?

Embora esses dois itens sejam essenciais para facilitar o transporte e o acesso de pessoas entre os pavimentos de um imóvel, existem algumas diferenças básicas entre os elevadores e as plataformas elevatórias.

Hoje, vamos apresentar as características, vantagens e indicações de cada um desses equipamentos, para te ajudar na escolha do modelo ideal a ser instalado em sua casa ou empresa. Confira!

Os elevadores são projetados para um fluxo constante de passageiros, com ou sem deficiências físicas (cadeirantes, pessoas com dificuldades de locomoção, idosos, pacientes pós-cirúrgicos, pessoas com carrinho de bebê, entre outras).

A cabine, que pode ser fechada ou enclausurada, é revestida por aço inox e 100% adaptada às suas necessidades. Na comparação com as plataformas, os elevadores atingem velocidades mais altas e possuem um percurso maior, de até 12 metros.

Já as plataformas elevatórias são mais simples e de baixo custo, focadas na praticidade, segurança e independência do usuário. São projetadas para a acessibilidade de cadeirantes em pequenos percursos, de até 4 metros, com velocidade reduzida.

Os modelos de plataforma da MOVE possuem comando autônomo e assessorado, podendo ser acionadas pelo próprio usuário ou por outra pessoa que esteja em um dos pavimentos. Possuem diversas possibilidades de montagem, posição, número de portas e se adequam perfeitamente ao local em que serão instaladas.

Em relação à capacidade, os elevadores conseguem transportar cargas bem maiores que as plataformas, que suportam no máximo 250kg. Só para você ter uma ideia, um elevador para 6 passageiros possui capacidade de 450kg.

Em compensação, as plataformas elevatórias são alternativas mais econômicas para o transporte e podem ter cabines semiabertas, fechadas ou somente com barras de fixação para posicionar a cadeira de rodas com segurança.

Geralmente, comportam duas pessoas (cadeirante + acompanhante) e são projetadas para um fluxo menos intenso de passageiros. O acabamento em aço inox escovado é mais um diferencial da MOVE que faz toda a diferença na estética do produto.

Agora que você já sabe identificar as principais diferenças entre o elevador e a plataforma elevatória, chegou a hora de escolher o equipamento que melhor atende às necessidades do seu imóvel.

CLIQUE AQUI e conheça toda a linha de Elevadores Especiais e Plataformas de Acessibilidade da MOVE!