Plataforma Cabinada vs Semi Cabinada: Principais diferenças e benefícios

Se você está planejando tornar a sua residência mais acessível e optou pelas plataformas elevatórias, é comum surgir dúvidas na hora de escolher entre a plataforma cabinada e a semi cabinada. 

Para te ajudar nessa escolha, a MOVE preparou um artigo que simplifica as diferenças e destaca os principais benefícios de cada modelo, descomplicando a sua vida na hora de projetar o equipamento certo para a sua casa.

Sobe com a gente!

Mas primeiro, o que é a cabine do elevador?

A cabine do elevador ou da plataforma é o espaço no qual os passageiros entram, escolhem o andar e permanecem durante o percurso, podendo variar no  tamanho, formato, design e funcionalidade.

É comum pensarmos como sendo o equipamento completo, mas a cabine é apenas um dos vários componentes do equipamento (como sensores, operador de porta, bloco de corrediça, entre outros).

Para entender mais sobre esse componente, é importante também diferenciar as características de uma plataforma de acessibilidade. 

Resumindo: qual a diferença entre elevador e plataforma elevatória?

As plataformas elevatórias são soluções simples e eficientes para superar pequenos obstáculos, como degraus ou patamares. Elas são ideais para PCDs ou pessoas com mobilidade reduzida, pois garantem uma transição suave e segura de um nível para outro. Além disso, elas são compactas e fáceis de instalar, exigindo uma montagem muito mais descomplicada.

Também altamente versáteis, os elevadores são donos de uma arquitetura mais completa. Por sua estrutura robusta, eles podem exigir mais espaço e uma instalação mais complexa, dependendo do modelo escolhido.

Qual a diferença da plataforma cabinada e semi cabinada?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a cabine como componente e a diferença estrutural e funcional entre plataformas e elevadores, vamos entender as diferenças entre os dois tipos de modelos.

Plataforma Cabinada em uma residência

A diferença mais evidente está no tipo de fechamento da cabine. A plataforma cabinada possui uma cabine fechada, com paredes e teto com iluminação. Isso proporciona mais privacidade e conforto aos passageiros, além de protegê-los de intempéries caso o equipamento seja instalado em uma área externa.

A plataforma semi cabinada, por sua vez, possui uma “meia cabine”, sem teto. Isso permite uma maior visibilidade e ventilação aos passageiros, além de ocupar menos espaço no ambiente.


Plataforma Semi Cabinada em uma residência

É importante ressaltar que as plataformas semi cabinadas são exclusivas para as plataformas elevatórias, não sendo aplicáveis em elevadores convencionais.

A partir dessas diferenciações, o que resta saber é: Qual a melhor opção? Confira a seguir!

Benefícios Plataforma Cabinada e Semi Cabinada

Você já conhece as principais diferenças entre plataforma cabinada e plataforma semi cabinada, mas quais são os benefícios de cada uma?

A plataforma cabinada tem como principal vantagem a sensação de segurança. Com a cabine fechada, os passageiros desfrutam de um ambiente isolado de fatores externos. Essa sensação aumenta o conforto, garantindo uma experiência de viagem altamente tranquila.

Por outro lado, a plataforma semi cabinada se destaca por sua acessibilidade econômica, já que sua estrutura é mais simplificada que os equipamentos de cabine completa, exigindo menos custo. 

Plataforma Cabinada vs Semi Cabinada: Qual escolher?

Se mesmo com essas informações você ainda está na dúvida de qual plataforma é a melhor para o seu projeto, a principal regra é: considere, primeiramente, as suas necessidades. Um erro comum é se basear em terceiros sem avaliar questões internas.

Além disso, a escolha depende de outros fatores, como tipo de acionamento, o local de instalação (se interno ou externo), o valor que você está disposto a investir no equipamento, entre outros. 

Por isto o primeiro contato com um equipe de especialistas é essencial, seja para a troca de informações, com o objetivo de entender o contexto das suas necessidades, ou para o agendamento de uma visita técnica, tornando possível uma análise minuciosa da estrutura do seu imóvel.

Caso você esteja no estágio de planejamento da sua residência ou tem o objetivo de construir andares superiores em sua casa térrea, nossa equipe pode trabalhar em conjunto com o engenheiro ou arquiteto responsável, ajudando você a fazer a melhor escolha.

Fabricação de elevadores: dando forma ao seu equipamento

Possuímos mais de 40 anos no mercado e mais de 600 equipamentos instalados em 45 cidades e 4 estados brasileiros diferentes. Somos uma empresa que valoriza a excelência não só na entrega, mas também no processo de projeção e produção.

Quer saber mais sobre nossos modelos de plataformas e seus diferenciais? Confira o artigo sobre a Plataforma Castrium, modelo exclusivo MOVE.