Quais os cuidados necessários para a limpeza do meu elevador?

Práticos e confortáveis, os elevadores representam o que há de mais moderno em transporte e acessibilidade de passageiros e/ou cargas. Existem diversos modelos disponíveis no mercado, sobre os quais já falamos aqui no blog e também em nosso site.

Apesar de servirem a diferentes objetivos, todos eles têm algo em comum: a necessidade de cuidados especiais na limpeza e conservação da estrutura.

Para te ajudar a economizar tempo e dinheiro com produtos de limpeza que podem danificar o seu elevador, separamos algumas dicas importantes que vão te ajudar bastante no dia a dia:

Casa de Máquinas

Se o seu modelo de elevador possui casa de máquinas, é necessário manter esse espaço sempre limpo, bem iluminado e ventilado. Verifique se não há infiltrações e não armazene nenhum material que possa danificar a parte elétrica, facilitando o serviço da equipe de manutenção. Aspirador de pó, espanador ou uma vassoura de pelos macios (a depender do tamanho do local) são os produtos mais indicados.

Entrada dos Elevadores

Tapetes e carpetes são boas alternativas para diminuir a sujeira dos calçados e evitar acúmulo de poeira, terra e outras partículas na entrada dos elevadores. Basta posicioná-los na área externa, próximos à porta, e lembrar de fazer a troca uma vez por semana (ou menos, de acordo com o fluxo de pessoas).

Para o granito da entrada, nada de produtos oleosos ou abrasivos (água sanitária, esponjas de aço, escovas, óleos minerais, etc). Use uma esponja suave ou um pano macio e aplique somente uma mistura de água morna + detergente neutro, para não comprometer a qualidade e o acabamento da pedra.

Fechamento das Portas

O acúmulo de resíduos sólidos no espaço de acesso pode dificultar ou impedir o fechamento das portas, paralisando o elevador. Nesses casos, o aspirador de pó ou um pincel macio e seco são perfeitos para te ajudar na limpeza, removendo essa sujeira escondida entre os trilhos e retomando o funcionamento normal da(s) porta(s).

Componentes Eletroeletrônicos

Antes de limpar os botões de acionamento, indicadores e luminárias, é importante entrar em contato com a empresa fabricante (ou responsável pela instalação) do seu elevador, para receber orientações sobre possíveis acionamentos indevidos. Depois, é só umedecer um pano macio na solução água + sabão neutro e passar nos componentes, finalizando com uma flanela ou outro pano macio e seco.

Cabine do Elevador

Os elevadores são revestidos em aço inoxidável, um material resistente e muito simples de limpar. Para manter o brilho e evitar arranhões na estrutura interna, você pode utilizar produtos de limpeza próprios para inox ou apostar na mistura de água morna + detergente neutro, aplicada com pano macio ou com a parte mais suave da esponja.

Mais uma vez, fica o nosso alerta: removedores de tinta, buchas, lixas, esponjas ásperas e palha de aço danificam o seu elevador. Prefira as esponjas e panos macios e não esqueça de finalizar a secagem com uma flanela, para não deixar manchas nas paredes e portas.

Acessórios e Acabamento Interno

Assim como o aço inoxidável, existem produtos de limpeza específicos para os vidros e espelhos. Fique à vontade para experimentar diversas marcas e escolher a que mais te agrada! A regra dos panos macios e secos para aplicação e secagem também se mantém aqui: nunca aplique o produto diretamente nos vidros/espelhos e lembre-se de secar as bordas para evitar manchas e acúmulo dos sprays de limpeza.

 

É muito importante que todos conheçam e respeitem as regras de uso, evitando a presença de lixo e, principalmente, líquidos no elevador, que podem causar danos elétricos e eletrônicos e pôr os passageiros em risco. Afinal, de nada adiantam as limpezas e manutenções periódicas se não há responsabilidade dos usuários.

Ainda que pareçam simples, não tente resolver qualquer problema de mau funcionamento por conta própria, estamos aqui para te auxiliar em todas as etapas da instalação, funcionamento e manutenção do seu elevador residencial ou comercial.

Agora que você já sabe como limpar cada parte do seu elevador, ficou ainda mais fácil conservar a beleza e a funcionalidade desse item tão importante na rotina da sua casa ou empresa!

Para receber mais informações ou agendar a manutenção periódica do seu elevador, CLIQUE AQUI e entre em contato conosco. Sua satisfação é o que nos Move!