Tamanho do Elevador – Como medir o espaço ideal para o seu elevador residencial?

Na hora de projetar o seu elevador, cada detalhe importa,  da escolha dos materiais ao estilo dos acabamentos. Mas entre tantos aspectos, há um que gera bastante dúvida por depender de inúmeros fatores:  o tamanho do elevador.

Para que o equipamento atenda à sua expectativa e se adeque à estrutura e arquitetura do seu imóvel, tirar dúvidas como esta é essencial. Por isso a Move preparou esse artigo que mergulha no assunto e te ajuda a idealizar, de forma mais realista, o seu elevador. 

Sobe com a gente!

O que a legislação diz sobre a dimensão do elevador?

Antes de falarmos de dimensionamento, é importante ressaltar que a projeção de elevadores unifamiliares, modelo fabricado pela Move e que possui capacidade para até 3 pessoas, é regida por normas técnicas que determinam algumas características como:

  • Capacidade máxima de 225kg ou 3 passageiros;
  • Cabines com até 1,25 m² de área, o que permite adaptar esse elevador para o uso e transporte de cadeira de rodas;
  • Percurso máximo de 12 metros, sendo esse o valor do desnível atendido pelo elevador, que deve ser medido do piso da primeira parada até o piso da última parada. Em geral, esse valor é suficiente para atender até 3 andares.

Embora existam determinações, não há exigência legal em relação ao poço e a última altura (em alguns casos, um rebaixo de 0,6m é suficiente ). O poço do elevador é o espaço onde se situa a caixa corrida e cada tipo de equipamento exigirá uma metragem diferenciada (há modelos que não exigem).

É importante ressaltar que o poço é um local propenso à infiltração, já que se localiza abaixo do nível do piso. Mas, em geral, os elevadores residenciais possuem uma exigência bem pequena com relação à profundidade do poço que, em alguns casos, pode ser de apenas 20 centímetros.

Para não ter erros, é essencial a contratação de um consultor especializado para orientar os melhores métodos de impermeabilização. Além disso, o profissional o auxiliará de acordo com as características do solo e da sua construção.

Como definir o tamanho de um elevador no seu projeto

Se você já conferiu a dimensão básica de área de um elevador residencial (citada no tópico anterior) e percebeu que há espaço disponível em sua propriedade ou no projeto do seu imóvel, ainda há pontos para considerar. Na projeção do seu equipamento, é ideal não apenas considerar as medidas físicas, mas também estar atento a outros aspectos, tais como:

  • Os diferentes tipos de elevadores disponíveis no mercado;
  • As variações de preço entre eles;
  • A velocidade do equipamento e sua capacidade de carga;
  • A avaliação cuidadosa das propostas que serão apresentadas a você.

Para solucionar todas essas questões, a Move conta com um serviço de Consultoria que torna mais fácil a escolha do modelo que melhor atende às suas necessidades, da avaliação de propostas à interpretação das leis que regem a projeção de elevadores residenciais no seu município.

Essa assessoria também ajudará você a entender que a dimensão de outros componentes do elevador, como a caixa de corrida por exemplo (que é o envoltório que contorna a cabine durante o seu percurso), também são importantes na hora de estudar o tamanho exigido no seu imóvel. 

Aí vem a dúvida…

É obrigatório fechar a caixa de corrida?

A caixa de corrida é um espaço de vital importância para a segurança operacional do elevador. Dentro dela, estão localizados diversos componentes que realizam movimentos essenciais para o funcionamento do equipamento, além de dispositivos que monitoram continuamente a posição e garantem a segurança durante as operações de subida e descida.

Por essa razão, é comum que, na maioria dos elevadores, seja requerido que esse espaço seja isolado de qualquer contato externo. Geralmente, isso é alcançado por meio de um fechamento feito de materiais como alvenaria, metal, vidro ou acrílico. As únicas situações em que se abre uma exceção são para alguns modelos residenciais específicos de pequeno porte, como as Plataformas Elevatórias.

Os tipos de elevador e suas diferentes medidas

Elevadores Hidráulicos

Usualmente instalados em residências, os elevadores hidráulicos operam por meio de um pistão hidráulico responsável pelo movimento da cabine do elevador e caracterizam-se por sua baixa velocidade e elevado padrão de segurança.

Em relação ao espaço necessário, os hidráulicos demandam uma altura de poço reduzida, geralmente inferior à necessária para os elevadores com máquina de tração. Além disso, a altura do último pavimento também pode ser menor, pois não há necessidade de instalação de equipamentos na parte superior.

Plataformas de Acessibilidade

São amplamente projetadas para residências e destacam-se pela facilidade de instalação e manutenção, além de apresentarem custos mais acessíveis.

Altamente adaptáveis em termos de dimensão e personalização, as plataformas podem ser fechadas, cabinadas ou semi cabinadas, garantindo versatilidade no design. 

Como reservar o espaço certo para o elevador no seu projeto

Com o que já discutimos até aqui, fica evidente que há uma ampla gama de questões a considerar ao avaliar a instalação de um elevador em um imóvel.

A seleção do elevador envolve a análise de vários aspectos, sendo que alguns desses fatores podem ter um impacto significativo no layout do equipamento. Por exemplo, o tipo de elevador, sua capacidade e velocidade podem influenciar consideravelmente nas dimensões necessárias.

O cenário ideal para determinar as dimensões do seu elevador é, em primeiro lugar, decidir qual o modelo que melhor conversa com o que você deseja e com a arquitetura da sua residência, para então chegar às medidas necessárias.

MOVE, sua fabricante de elevadores 

Acompanhando você da idealização à instalação do seu equipamento, a MOVE oferece todo o suporte e assessoria necessários para você compreender como melhor projetar e qual o modelo ideal para o seu imóvel, esteja ele já pronto ou na fase de construção. 

Se você quer se aprofundar no assunto e tirar suas dúvidas diretamente com um especialista, clique aqui e fale com a nossa equipe sem compromisso.