A importância da manutenção em elevadores

Para que o seu elevador esteja em dia com as leis, normas e padrões de funcionamento e segurança, a manutenção periódica é primordial! É ela que garante a eficácia e o bom desempenho do seu equipamento a longo prazo.

Cada componente possui prazos de inspeção diferentes, e é por isso que existem três tipos de manutenção. Durante as visitas periódicas, os técnicos da MOVE realizam testes, verificam se as peças apresentam desgaste ou precisam ser substituídas, entre outros detalhes que fazem toda a diferença no funcionamento dos elevadores.

Manutenção Preventiva

Previne paradas e falhas, preservando a vida útil do equipamento. Todos os sistemas e engrenagens passam por limpeza e lubrificação. A programação é avaliada (e corrigida, se necessário). Geralmente, essa manutenção é realizada uma vez por ano, mas o prazo pode variar de acordo com o tipo e a frequência de uso do elevador.

É uma grande aliada da segurança e da economia, pois os elevadores inspecionados e programados corretamente consomem menos energia. Além disso, reduz a chance de gastos inesperados, já que a análise constante de todos os componentes evita a troca de peças fora dos prazos determinados pelo fabricante.

Manutenção Corretiva

Soluciona problemas de funcionamento percebidos pelos usuários (pane no equipamento ou desempenho inferior ao esperado). É considerado um serviço de emergência e só é realizado em casos isolados, quando acontecem imprevistos.

Itens essenciais como regulador de velocidade, cabos de aço e bloco de segurança são rigorosamente verificados. Após identificar o problema, os componentes que apresentam falhas são restaurados, para que o elevador volte ao seu estado produtivo.

Manutenção Preditiva

É uma intervenção programada, de acordo com os indicadores de supervisão e monitoramento do desempenho do seu elevador. Busca possíveis falhas, evita desmontagens desnecessárias e determina, de forma antecipada, se há necessidade de outros tipos de manutenção. Às vezes é confundida com a manutenção preventiva, mas possui uma abordagem menos completa, pois não inclui a limpeza dos componentes.

 

Agora que você já conhece todos os tipos de manutenção disponíveis para assegurar o funcionamento ideal do seu elevador, conte com a MOVE para ter todo o profissionalismo, agilidade e eficiência que o seu lar ou empresa merecem!

Realizamos vistorias técnicas e reparos em elevadores de fabricação própria e oferecemos um serviço completo de manutenção multimarcas, com uma equipe de especialistas prontos para te auxiliar em qualquer ocasião.

Entre em contato conosco CLICANDO AQUI!