Legislação para elevadores: quais são e como funcionam?

Os elevadores, como um meio legítimo de transporte, considerado inclusive como um dos mais seguros do mundo, seguem inúmeras regras que regem desde sua fabricação até sua rotina de manutenção como forma de garantir a segurança de seus usuários.

E para você que planeja projetar o seu próprio elevador, seja na sua residência ou no seu prédio comercial, conhecer esses requisitos e como eles operam é mais do que imprescindível. 

E hoje a Move vem para te ajudar nisso!

Saiba todos os detalhes no nosso artigo de hoje.

A importância das leis para os elevadores

Para que nossa segurança seja garantida durante o uso dos elevadores, é indispensável que normas técnicas regulem cada passo da concepção, instalação e manutenção destes equipamentos.

Quer seja em ambiente comercial ou residencial, existe um conjunto de ações que uniformiza o seu funcionamento, como colocação de placas, reparos previstos, limpeza e até mesmo lubrificação, determinando assim seu cumprimento das normas legais.

Mas então, qual é a legislação para elevadores vigente?

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é o órgão nacional que norteia de forma geral as regras, e estar em conformidade com ela é obrigação legal já que define os requisitos para a manutenção dos elevadores e verificação das funcionalidades, como lubrificação e limpeza, operação de resgate de passageiros e mudança de componentes gastos.

Porém, um detalhe muito importante, é que as normas mais específicas são ditadas por cada município. Existindo essa maior complexidade, ter à disposição um especialista que lhe ajudará em cada detalhe desse processo é extremamente importante, já que as regras mudam também entre cada tipo de elevador. Nós da Move prestamos um serviço especializado de consultoria onde um de nossos experts lhe auxilia em inúmeras etapas da projeção do seu elevador, tais como:

  • na cotação de equipamentos junto aos fornecedores do mercado;
  • na interpretação da legislação do seu município;
  • na diferenciação entre propostas recebidas dos fornecedores de elevadores;
  • e no acompanhamento das obras a serem executadas para que a instalação do elevador ocorra com êxito.

Mas tão importante quanto estar a par das normas que regem a projeção adequada do elevador, que se não seguidas acarretam em devidas punições previstas em lei, é, após a instalação do equipamento, manter seu funcionamento e integridade com empresas devidamente credenciadas e capacitadas.

Confira mais detalhes desta importância.

Por que é essencial ter uma manutenção regularizada do meu elevador?

As normativas gerais e específicas previstas em lei, por também regerem a manutenção dos equipamentos, exigem que empresas devidamente credenciadas e regularizadas pela prefeitura e pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) conduzam tal tarefa. 

Tal regra garante que o procedimento que determina a segurança e eficiência do elevador seja conduzido por mão de obra devidamente capacitada.

Outro motivo da essencialidade da regularização é evitar multas e até mesmo suspensão preventiva do elevador, consequências previstas pelo não cumprimento das normativas legais. 

Agora que você sabe de tudo isto, chegamos a uma conclusão:

Contar com uma empresa séria, que preza pela alta qualidade, cumprimento minucioso de cada processo e que carrega o conhecimento necessário para lhe guiar ao longo de todas as dúvidas e aspectos importantes da projeção e do funcionamento de um elevador é mais do que importante, é vital. 

E estes pilares formam nossa base na Move, onde contamos não só com um processo de fabricação e equipamentos de alta qualidade, mas com profissionais extremamente dedicados em oferecer todo e qualquer suporte para cada cliente e usuário.

Clique aqui e faça seu orçamento sem compromisso. 

Sua segurança e conforto é o que nos Move!