Valor de um elevador: saiba quais fatores determinam o preço final do seu equipamento

Quando se trata da fabricação e instalação do equipamento, muitas pessoas se perguntam: Qual o preço? Tem como projetar um elevador simples e barato? A verdade é que o valor de um elevador varia muito, havendo diversos fatores a serem considerados, desde o tipo de elevador até a complexidade da instalação.

Neste artigo, vamos explorar cada um deles e ajudá-lo a entender melhor como escolher a opção certa para sua necessidade e orçamento.

Sobe com a gente!

O tipo de elevador como o primeiro fator 

Antes de tudo, cada projeto e necessidade exigem um tipo específico de equipamento. O modelo, a estrutura e o tipo mudam drasticamente de ambiente para ambiente, como do residencial ao comercial. 

Elevadores residenciais, por exemplo, têm grandes chances de seu valor ser inferior a outros tipos por terem menor demanda de usuários. Dessa forma, é importante ressaltar que o tipo de projeto e ambiente onde o equipamento será instalado é um dos primeiros fatores a impactar no preço final.

Entenda essa variação em mais detalhes no tópico a seguir.

Entenda um pouco mais sobre a precificação dos elevadores

Uma das principais razões para o alto custo dos elevadores é a sua complexidade tecnológica. 

Os elevadores modernos contam com diversas tecnologias avançadas, como sistemas de segurança, dispositivos personalizados, controles eletrônicos e outros componentes complexos, que exigem conhecimentos específicos e mão de obra especializada para sua instalação e manutenção.

Além disso, os elevadores precisam ser projetados e fabricados de acordo com as normas, técnicas e regulamentações exigidas pelos órgãos competentes, o que aumenta ainda mais o seu custo. As empresas fabricantes também precisam investir em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e soluções, para garantir a qualidade e eficiência dos equipamentos.

Por fim, é importante lembrar que os elevadores são um investimento a longo prazo. Um equipamento de qualidade pode durar décadas com manutenção adequada, oferecendo benefícios como acessibilidade, segurança e valorização do imóvel. Portanto, embora o custo inicial possa ser elevado, é importante considerar o custo-benefício a longo prazo na hora de decidir pela instalação de um elevador.

Pela sua grande capacidade de personalização de acordo com a necessidade de cada usuário, também há inúmeros fatores que fazem o preço final de um equipamento diminuir bastante. 

É o que a gente vai te contar no tópico a seguir, siga a leitura!

Quais fatores diminuem o valor do elevador?

Há certos aspectos do equipamento que podem mudar de acordo com o seu projeto, local de instalação, rotina de uso e detalhes de estrutura, diminuindo consideravelmente o preço final de seu elevador. 

Como dito anteriormente, tudo dependerá de como seu projeto será desenhado, por isto é importante ter à disposição uma equipe de consultoria que entenda a fundo a sua necessidade.

Abaixo, seguem alguns fatores:

  • Capacidade de carga
    Elevadores com capacidade de carga menor tendem a ser mais baratos do que os com capacidade maior.
  • Dimensões
    Equipamentos menores costumam ter menor valor, pois exigem menos materiais e componentes em sua fabricação.
  • Recursos de segurança
    Sistemas de segurança mais básicos, naturalmente, não elevarão tanto o preço final de seu equipamento quanto recursos mais avançados.
  • Velocidade
    Elevadores com entrega de velocidade inferior, geralmente, tendem a possuir valor inferior, uma vez que requerem menos energia e componentes.
  • Modelo
    O preço do elevador pode variar significativamente dependendo do modelo escolhido.
  • Personalização
    Elevadores personalizados podem ser mais caros do que os modelos padrão, já que exigem mais trabalho de design e fabricação.

  • Projeto arquitetônico
    A projeção do elevador pode ser mais barata se for levada em consideração desde o início do projeto arquitetônico, permitindo que o equipamento seja integrado ao edifício de forma mais eficiente e econômica.

    Em cada aspecto podemos perceber que tudo dependerá do seu projeto e do nível de necessidade do futuro usuário. Avaliar características como conforto, atendimento à mobilidade, funcionalidade e segurança antes de decidir por certos recursos apenas para diminuir o valor final do equipamento é imprescindível, já que o que valerá, verdadeiramente, é a experiência, segurança e bem-estar de quem utilizará o elevador. 
    Move, a escolha ideal da projeção à fabricação

    Como comentamos anteriormente, a presença de uma equipe capacitada que olhará para cada aspecto de sua necessidade é fundamental, fazendo o projeto do seu equipamento atender todas as suas expectativas.E a Move conta com essa equipe, além de mais de 40 anos de experiência no mercado de acessibilidade.

    Quer saber mais sobre como podemos fazer a diferença na otimização de seu ambiente? 

    Acesse nosso artigo onde trazemos o porquê de escolher a Move na hora de comprar um elevador.