Elevador para PCD: Principais cuidados na hora de adquirir

É inegável a importância que o papel da acessibilidade tem no dia a dia de pessoas com deficiência, impactando desde a sua liberdade de locomoção à sua autonomia e autoestima. E igualmente tão importante quanto à sua função, é a existência de recursos que materializam a sua prática, como rampa, elevador para PCD, plataformas e etc.


Por isso que trazemos no artigo de hoje não só uma contextualização maior sobre a essencialidade de espaços adaptados para pessoas com limitação motora, mas também pontos importantes que devem ser analisados e percebidos na hora de adquirir o seu equipamento de acessibilidade para otimizar ao máximo a experiência do usuário.

Suba com a gente!

Acessibilidade para PCD: Um direito previsto em Lei

De acordo com o Art. 01 da Lei de Acessibilidade N° 10.098, de 19 de dezembro de 2000:

“Esta Lei estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, mediante a supressão de barreiras e de obstáculos nas vias e espaços públicos, no mobiliário urbano, na construção e reforma de edifícios e nos meios de transporte e de comunicação.”

Partindo do ponto que é algo assegurado em lei, não passível de questionamento, a acessibilidade também deve ser percebida como importante para pessoas com limitações motoras como idosos e gestantes, por exemplo. 

Independente do cerne da necessidade, espaços acessíveis terão essencialidade na facilitação da locomoção dessas pessoas, garantindo que aconteça de forma segura sem comprometer a autonomia. 

Todos estes fatores impactam em diferentes aspectos da vivência dos usuários. Como explicado em nosso artigo “Elevador Residencial: entenda a importância para a sua qualidade de vida”, ter à disposição equipamentos ou estruturas que garantem fácil acesso colabora para uma experiência física e psicologicamente mais saudável, algo tão básico para se viver bem.

Sabendo de todas estas camadas que envolvem o assunto da acessibilidade, ainda assim há outras questões que devem ser observadas. Confira a seguir alguns aspectos que você deve considerar na hora de projetar a acessibilidade de seu ambiente.

Sabendo de todas estas camadas que envolvem o assunto da acessibilidade, ainda assim há outras questões que devem ser observadas. Confira a seguir alguns aspectos que você deve considerar na hora de projetar a acessibilidade de seu ambiente.

Cuidados na hora de adquirir elevador para acessibilidade de PCDs

Pensando na personalização de sua residência ou ambiente comercial para receber um equipamento que garanta mobilidade facilitada, primeiramente você precisa estar atento a:

  • Desenhar um projeto totalmente personalizado ao seu imóvel, que promova um deslocamento facilitado e que garanta o máximo de autonomia para quem for usuário.
  • Atentar-se aos dispositivos de segurança, como sensores infravermelhos para portas de cabinas, transporte assistido para usuários que não conseguem operar de forma autônoma ou sistemas de resgate caso haja queda de luz, por exemplo, priorizando sempre a experiência do usuário e sua integridade física.
  • Avaliar a estrutura do equipamento, sempre preferindo que ele conte com controles (tecnicamente conhecidos como botoeiras, botões que operam os elevadores) em posições que facilitam seu comando de forma autônoma. Outros pontos importantes na estrutura são, obviamente, a dimensão da cabine e a existência de espelhos (estes auxiliam e muito a orientação do PCD no interior. 

    Tais cuidados levam em consideração além da experiência, a adaptação dos usuários ao uso dos equipamentos, permitindo que o resultado do projeto entregue o melhor em termos de funcionalidade e conforto.
    Plataforma Castrium: o que há de mais moderno em acessibilidade arquitetônica

    Como um exemplo de equipamento que atende os pontos citados, trazemos um de nossos modelos exclusivos de plataforma elevatória, a Plataforma Castrium. 

    Contando com diferenciais que vão desde o seu funcionamento até seu design e estrutura, que garantem uma instalação nada invasiva e altamente adaptável a imóveis já construídos, a Castrium também atende os padrões de ergonomia necessários para entregar uma experiência de uso confortável e autônoma para pessoas com deficiência. 

    Nós da Move convidamos você a conhecer mais sobre o equipamento em nossa publicação exclusiva que fala todos os seus diferenciais e benefícios em detalhes. 

    Clique aqui e saiba tudo sobre a Plataforma Castrium!